Histórico

Introdução:
O grupo PET  desenvolve atividades de ensino, pesquisa extensão com alunos oriundos dos Cursos de Artes; Letras-Português; Arquivologia, Geografia; História e Pedagogia da UFES. De ação interdisciplinar, busca desenvolver diálogos entre a Universidade e a comunidade metropolitana.
Essas ações serão fundamentais para que os alunos integrantes desse PET possam vivenciar ações de ensino, pesquisa e extensão universitária, ampliando sua formação acadêmica interdisciplinar. Espera-se que esses encontros 'dialogados' entre os saberes e fazeres populares e a academia possam ampliar expectativas dos alunos envolvidos, assim como auxiliar que estudantes dessa comunidade estejam preparados para se colocarem de modo ativo e participativo na vida social e estudantil, e possam reconhecer e potencializar os aspectos socioculturais das comunidades populares e seu transformador da cultura urbana nas capitais brasileiras.

Percurso e antecedentes:
O grupo PET CULTURA está vinculado às políticas afirmativas do Governo Federal para a inclusão de estudantes de comunidades populares nas universidades brasileira.

HISTÓRICO DO PROGRAMA CONEXÕES NA UFES E NA PROEX: A proposta em tela não pode ser avaliada sem a reflexão sobre o que a sustenta historicamente. Por isto, a mudança no formato do Programa Conexões de Saberes para o modelo PET, exige algumas informações adicionais que revelam o esforço da PROEX-UFES para que mesmo neste novo formato não sejam perdidas as ações que estão em desenvolvimento a alguns anos junto aos alunos de origem popular que integram os quadros da UFES, aos quais o Conexões se coloca como um auxílio institucional par sua permanência na Universidade. Assim, um breve panorama do Conexões na UFES irá evidenciar como e porque os PET CONEXÔES DE SABERES na UFES devem ser estabelecidos a partir da experiencia vivenciada pelo Programa Conexões e a equipe de professores, técnicos e discentes envolvidos no seu desenvolvimento e na constituição e consolidação das políticas afirmativas na UFES. 

Na Universidade Federal do Espírito Santo, o Programa Conexões de Saberes foi instalado em julho de 2005, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, contando com 25 estudantes dos seguintes cursos: matemática, economia, enfermagem, ciências sociais, serviço social, artes plásticas e visuais, história, biblioteconomia, letras português, educação física, psicologia e estatística. Foi reestruturado em 2006, buscando ampliar sua ação e melhorar as condições de apoio institucional e de infra-estrutura. Buscou-se sanar dificuldades iniciais para os estudantes garantissem a continuidade e ampliação das ações comunitárias propostas .

Em 2009, outra reestruturação revitalizou toda a dinâmica do Programa e sua integração com outros projetos e programas de extensão na UFES: reorganizou a participação dos estudantes do programa, redefiniu o papel gestor da Pró-Reitoria de Extensão, como também da Reitoria da UFES, sem dúvida hoje o grande incentivador do programa. O programa conta com um espaço físico específico, desde 2006, que garantiu infra-estrutura para funcionamento do programa, dos GT’s e das Oficinas de Qualificação. Contamos com uma sala de administração com computadores e acesso à internet, climatizada e possuímos uma estrutura telefônica e administrativa para apoio ao trabalho dos conexistas; temos, ainda, um laboratório de informática com computadores e impressoras para apoio ao trabalho dos GT’s e mesmo do trabalho de graduando dos bolsistas. Há, ainda, uma pequena biblioteca de apoio e sala de estudos disponível para as reuniões específicas dos grupos de trabalho. Além disso, com a recente inauguração (março de 2010) do Auditório da PROEX, com mais de 120 lugares, vai se tornar um espaço de grande importância para a organização dos trabalhos em interação com as ações de extensão da UFES. Desde a criação do Conexões, o Programa interagiu com a sociedade capixaba abrigando reuniões da Nação Hip Hop Brasil, reuniões e cursos preparatórios do DCE, grupo de estudo da Herança Negra no ES, Brigada Indígena, Via Campesina, Vitória Cine Vídeo, AESG, Fórum Capixaba de Pré-Vestibulares Populares, e ações próprias do programa, abertas à comunidade, como Oficinas de Qualificação, Grupo de Teatro “Em Cena”, aulões para os pré-vest populares, cinema “Conexões na Tela”, entre outros. 

O Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Espírito Santo, em reunião geral entre coordenadores e estudantes, optou por uma metodologia geral de trabalho que busca criar espaços de autonomia e protagonismo dos estudantes de origem popular atendidos, para que, autores de seus próprios projetos, estabeleçam com propriedade e permanência o diálogo entre os saberes acadêmicos e populares. Essa metodologia gerou projetos específicos no interior do programa, onde os membros da coordenação e os estudantes interagem na busca de organicidade e ações para consecução dos mesmos.

A interiorização e integração com outras ações de extensão e pesquisa na UFES: 2009-2010 Com a reestruturação de 2009, o Programa Conexões de Saberes na UFES passou a trabalhar integrado com o Programa de Assistência da Universidade. O projeto básico passou por algumas acomodações e mudanças na sua estrutura pedagógica e acadêmica. Considerando o grande papel do Conexões para a criação da Secretaria de Inclusão Social (SIS UFES) e do programa de cotas da UFES, a formação da nova equipe de alunos foi realizada em parceria com a SIS UFES, de modo que todo bolsista do Programa é integrante do Sistema de Cotas ou do Programa de Assistência da UFES, o que assegura a origem popular do aluno conexista, além de inseri-lo num contexto mais amplo, nessa rede social de democratização do ensino superior no Brasil. 

Na edição 2009/2010, as ações foram organizadas para além daquelas previstas no próprio programa Conexões de Saberes, como os seminários e publicações; os grupos de trabalho (GT’s) foram organizados dentro de três grandes grupos de ação e trabalho, buscando adequar os objetivos e metas do Programa Conexões às particularidades da realidade capixaba. Assim, os GT’s foram divididos em:

1) Políticas Afirmativas com Comunidades Afro-brasileiras e Quilombolas; 
2) Ações Afirmativas com comunidades Indígenas e descendentes; 
3) Ações Sociais Interativas com Comunidades de Origem Popular no Espírito Santo. 

Vale destacar que estes três grandes grupos se repetem nos campi de São Mateus e de Alegre, assim como nos campi de Vitória. Desta maneira, acreditamos estar facilitando a fixação e permanência dos alunos de origem popular que entraram nos vestibulares nos cursos do interior, auxiliando na sua permanência e na possibilidade de que este aluno tenha uma ação transformadora em sua comunidade de origem, de modo a promover o desenvolvimento social capixaba mais pleno e descentralizado da Região Metropolitana de Vitória. Com essa nova configuração, os conexistas foram organizados em sub-grupos de trabalho, coordenados por professores extensionistas da UFES, em projetos e programas de extensão já existentes. 

Desse modo, acreditamos que a ação do conexistas tem sido mais interativa ampliando as possibilidades de interação e intervenção social previstas pelo Programa Conexões da SECAD/MEC, promovendo nas ações existentes de extensão no estado, o debate e a intervenção nas problemáticas inclusivas que envolvem o desenvolvimento social das comunidades de origem popular. Assim, todos os conexistas estão vinculados a uma ação extensionista específica que adequou suas atividades para dar contorno e atenção às comunidades populares. Neste contexto, as principais ações em fase de desenvolvimento nessa edição 2009-2010 são: 

1) Campus de São Mateus: 
    Objetivo Geral: 
    Ampliar a ação do Programa por meio de sua interiorização para os campi no interior do estado de modo a garantir e ampliar o acesso e permanência dos alunos de origem popular na UFES, nos cursos existentes no norte do Espírito Santo e arredores através do fortalecimento de ações afirmativas em diversos campos e fazeres no norte do estado, junto às Comunidades Populares, garantindo a discussão política junto aos alunos para fortalecimento da pauta de política de Ações Afirmativas regional e nacional. Comissão Interna: Prof. Iguatemi Santos Rangel e 10 (dez) bolsistas de diferentes cursos. 

    Ações desenvolvidas: 
 Acompanhamento de ações em comunidades quilombolas no norte do estado, assim como comunidades populares urbanas, com trabalhos de saúde, educação e meio-ambiente.

    Beneficiados: 200 pessoas diretamente. 

2) Campus de Alegre: 
    Objetivo Geral:
    Ampliar a ação do Programa por meio de sua interiorização para os campi no interior do estado de modo a garantir e ampliar o acesso e permanência dos alunos de origem popular na UFES, nos cursos existentes no sul do Espírito Santo e arredores através do fortalecimento de ações afirmativas em diversos campos e fazeres no norte do estado, junto às Comunidades Populares, garantindo a discussão política junto aos alunos para fortalecimento da pauta de política de Ações Afirmativas regional e nacional.
    Comissão Interna: 
    Prof. HERBERT de Paula e mais 10 estudantes bolsista do Conexões de diferentes cursos do campus de Alegre. 

    Ações desenvolvidas: 
    Acompanhamento nutricional, farmacológico, orientação para agricultura familiar, orientações para animais de tração e leite em comunidades do interior do município e na sede. 

    Comunidades abrangidas: população urbana, rural e quilombolas. 

    Beneficiados: 180 (cento e oitenta) beneficiados diretamente. 

3) Campi de Vitória, Região metropolitana e arredores

    Objetivo Geral:
   Garantir e ampliar o acesso e permanência dos alunos de origem popular na UFES, nos cursos existentes na Região Metropolitana de Vitória, Espírito Santo, e arredores através do fortalecimento de ações afirmativas em diversos campos e fazeres na região metropolitana e arredores, junto às Comunidades Populares, garantindo a discussão política com os alunos para fortalecimento da pauta de política de Ações Afirmativas regional e nacional. 

    Comissão Interna: 
  • Prof. Dr. Aparecido José Cirilo - Coordenador Geral;
  •  José Roberto Teixeira – Coordenador administrativo; 
  • Marlene Martins de Oliveira – em parceria com o Programa Escola Aberta; com a FUNAI representante da Comunidade Indígena – FUNAI; 
  • Com a Comunidade Quilombolas Araçatiba; 
  • Com a coordenação do NEAB e outros grupos de ação extensionista na Grande Vitória; 
  •  Secretaria de Estado da Educação e diversas Secretarias Municipais de Educação e Cultura. 
Para tal, contamos com o apoio de Conexistas- 73 estudantes de diversas áreas na UFES. 

    Ações desenvolvidas: 
  • Ações de ensino, pesquisa e extensão envolvendo: Escola Aberta em diversas comunidades da Região Metropolitana; 
  • Apoio a cursos do tipo Pré-ENEM nas comunidades; 
  • Atendimento e acompanhamento de saúde com dependentes de álcool; educação indígena; desenvolvimento social e cultural de comunidades indígenas e quilombolas; atividades de fomento à produção de veículos populares de comunicação como jornais e blogs comunitários; atividades de formação para a pesquisa e extensão dos conexistas. 
Assim, destacamos que a formação das propostas encaminhadas com aval da Pro-reitoria de Extensão da UFES, conta com uma rede de atores sociais que tem se dedicado à questão das comunidades populares no Estado do Espírito Santo, tendo sido organizadas as ações e projetos a partir da avaliação e da perspectiva de continuidade das ações em desenvolvimento no estado, de modo a assegurar a continuidade de um investimento humano, financeiro e social no sentido de consolidar as politicas afirmativas no que elas buscam resgatar a dívida social que o desenvolvimento do Brasil gerou ao longo dos séculos, e que neste momento de responsabilidade social buscamos resgatar.

OBJETIVOS:

GERAL:
- Fortalecer os vínculos entre a Universidade Federal do Espírito Santo e as comunidades populares no estado, por meio da melhoria das condições que contribuem para que estudantes universitários de origem popular vivenciem uma permanência qualificada em atividades de ensino,pesquisa e extensão com acompanhamento tutorial fundamental na sua formação nos seus cursos de origem.

ESPECÍFICOS:
- Desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão que concorram sinergicamente para a construção de frentes de transformação da realidade social e cultural dos estudantes de origem popular;
- Contribuir para que cada aluno da equipe possa se compreender como agente transformador e produtor do conhecimento populara e acadêmico;
- Criar um espaço universitário para a discussão sobre a democratização dos direitos sociais e culturais, favorecendo o fortalecimento da UFES e a ampliação das políticas afirmativas no estado do Espírito Santo;
- Criar um ambiente de cultura do conhecimento junto ao grupo tutorado, ampliando não só sua formação acadêmica nos cursos de origem, mas principalmente instrumentalizando o grupo para os procedimentos investigativos e para o desenvolvimento de tecnologias sociais;
- Propiciar ao grupo de tutorado uma permanência qualificada na sua vida universitária;
- Compreender a cultura e organização social de grupos comunitários na periferia das cidades e que convivem que a dialética de um grupo social no interstício rural-urbano;
- Trabalhar de modo articulado com os grupos PET de outros cursos da UFES para fortalecer a interdisciplinaridade dos grupos e planejar atividades em comum sempre que possível.

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